sexta-feira, 6 de abril de 2007

Normas editoriais da revista Métis

A Revista publica artigos e resenhas em português, espanhol e italiano. Serão aceitos, excepcionalmente, originais em francês e inglês; a publicação fica condicionada nesse caso à possibilidade de tradução.
· Os artigos devem ser inéditos no Brasil e observar as seguintes características técnicas: extensão mínima de dez e máxima de 25 laudas; página A-4; fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento duplo.
· Os artigos devem ser acompanhados de três palavras-chave e resumo de até dez linhas, ambos em português e inglês.
· As citações literais curtas (menos de 3 linhas) são integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações de mais de três linhas são destacadas no texto em parágrafo especial, a 4 cm da margem esquerda, sem aspas e com fonte menor.
· As notas devem vir no final do texto, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Essas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: sobrenome do autor em maiúsculas / vírgula / ano de publicação / vírgula / página ou páginas, separadas por hífen ou por vírgula, conforme o caso (WAGLEY, 1977, p. 160-162).
· A bibliografia deve seguir as normas da ABNT e vir após as notas, em ordem alfabética de sobrenome.
· As colaborações devem ser apresentadas em disquete ou cd e em três vias impressas, das quais duas não exibem os dados de identificação do autor. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows 6.0 ou superior.
· Ilustrações, figuras ou tabelas deverão ser enviadas em folhas separadas, numeradas e com indicação do local de sua inserção no texto.
· As colaborações encaminhadas serão apreciadas pelos Conselho Editorial e Consultivo, pelo sistema blind rewiew, com prazo de 60 dias contados da data do recebimento para resposta ao primeiro ou único autor.
· Todos os textos serão submetidos a dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, a Editoria enviará o trabalho a um terceiro consultor.
· Os textos serão avaliados a partir de um formulário elaborado pela Editoria que tem como principais critérios de avaliação a forma e o mérito do trabalho, estabelecendo quatro níveis de recomendações: (a) publicar o texto na forma em que for apresentado; (b) publicar o texto, depois de cumpridas pequenas correções; (c) publicar o texto após revisão substancial; (d) rejeitar o texto.
· Em casos especiais, a Editoria poderá enviar trabalhos específicos para pareceristas ad hoc, não-integrantes de seus Conselhos, observando a titulação mínima de doutor e/ou notória especialização, bem como especialidade na área do trabalho em questão.
· Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação dos trabalhos.
· Serão aceitas resenhas de livros publicados (ou reeditados) no máximo há um ano, em caso de edição nacional, e no máximo há três anos, no caso de edição estrangeira.
· As resenhas terão, no máximo, cinco (5) laudas e obedecerão ao mesmo formato dos artigos. Deverão, ainda, apresentar a referência completa das obras analisadas, mas não devem conter título.
· O envio dos trabalhos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista. Esta se compromete a informar os autores sobre a pertinência ou não de sua publicação. Os originais não publicados não serão devolvidos.
· Os autores devem enviar em separado seus dados profissionais (instituição, cargo, titulação, principais publicações), bem como endereço para correspondência (inclusive e-mail ou endereço eletrônico).
· Sob o nome do autor que se segue ao título, deve constar apenas sua afiliação institucional.
· Os trabalhos deverão ser encaminhados à redação:
· Departamento de História e Geografia
Universidade de Caxias do Sul
· Caixa Postal 1352
95070.560 – Caxias do Sul – RS - Brasil


· Pela publicação do artigo, o autor receberá três (3) exemplares da revista. No caso de resenha, o autor receberá dois (2) exemplares.
· A revista aceita permuta com outras publicações da área de ciências humanas.

Nenhum comentário: